SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Não tinha trabalho, mas tinha reciclagem: sentidos do trabalho de catadores de materiais recicláveisComo se define a autonomia?: O perfil discriminante em adolescentes gaúchos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SILVA, Fanny Silveira e  e  FERREIRA, Diogo Conque Seco. Tomada de decisão no sharing game: um estudo exploratório sobre o efeito de variáveis contextuais. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.4, pp. 1061-1075. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.4-19.

O Sharing Game é um jogo econômico que estuda as motivações envolvidas na distribuição de recursos. O participante deve escolher, em uma série de tentativas, entre duas opções com uma quantidade de recursos para ele e para outro participante passivo. Nestas opções, a diferença entre os recursos dos participantes é sempre a mesma, mas em uma delas - opção ótima - o distribuidor recebe mais e o outro participante mais ainda, e em outra - opção não ótima - o distribuidor recebe menos e o outro menos ainda. A partir das escolhas dos participantes, é averiguado quantos foram otimizadores, igualitários e competitivos. O objetivo deste trabalho foi investigar o Sharing Game em diversos contextos. Foram realizadas sete condições (n=233) com estudantes universitários recrutados por conveniência. As condições envolveram ganho e perda de recurso, dinheiro hipotético e real, distribuição de tempo e informação prévia sobre o receptor. A porcentagem de escolhas ótimas em cada condição foi calculada e os participantes foram classificados em uma das três categorias apresentadas. Em todas as condições, a maioria das escolhas do distribuidor balanceou seus recursos com os do receptor. Nas condições em que o receptor já começava o jogo com pontos, houve uma maior frequência de escolhas competitivas. A frequência de escolhas ótimas foi maior na condição Ganho de Dinheiro Real, As escolhas igualitárias foram mais frequentes na condição Tempo para realizar uma Tarefa Tediosa. Variações na distrbuição das escolhas demonstram que o Sharing Game é sensível à situação em que é jogado.

Palavras-chave : Comportamento de escolha; tomada de decisão; Sharing Game; variáveis contextuais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License