SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Tomada de decisão no sharing game: um estudo exploratório sobre o efeito de variáveis contextuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BARBOSA, Paola Vargas  e  WAGNER, Adriana. Como se define a autonomia?: O perfil discriminante em adolescentes gaúchos. Temas psicol. [online]. 2015, vol.23, n.4, pp. 1077-1090. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.4-20.

A autonomia é uma habilidade relacional que se desenvolve durante toda a vida. Mas é na adolescência que essa capacidade é vista como uma tarefa desenvolvimental e socialmente esperada para a transição para vida adulta. Estudos demonstram que a autonomia adolescente é influenciada por variáveis individuais, contextuais e familiares. Mas como essas variáveis diferenciam maiores e menores níveis de autonomia em jovens? Assim, o objetivo desse estudo foi o de construiu um perfil discriminante para compreender Altos e Baixos níveis de autonomia em 375 adolescentes gaúchos. Foram incluídas variáveis contextuais, valores parentais, estilos educativos e a legitimidade da autoridade parental. A amostra era composta, em sua maioria, de meninas (66%), alunas de escolas públicas (51%), de 14 a 18 anos, moradoras da região metropolitana de Porto Alegre (78%), vindas de famílias intactas (73%). Obteve-se uma função discriminante entre altos e baixos níveis de autonomia, agrupando significativamente a idade, variáveis indicadoras de um bom relacionamento parental, o valor "autonomia" e o selfrelacional na família a favor do grupo de maior autonomia. Maior obediência e o valor "família" foram agrupados em favor do grupo de menor autonomia. Os resultados corroboram a multifluência desse construto e a relevância do relacionamento parental para seu desenvolvimento. Reflexões sobre o papel da família no desenvolvimento saudável da autonomia foram discutidas.

Palavras-chave : Autonomia; adolescente; relações parentais; análise discriminante; desenvolvimento na adolescência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License