SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Qualitative characterization of subjective well-being of street youthReview of the isolation dimension of the dimensional clinical personality inventory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SARMET, Mauricio Miranda  and  PILATI, Ronaldo. Efeito dos jogos digitais no comportamento: análise do General Learning Model. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.1, pp. 17-31. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.1-02.

Os jogos digitais vêm ocupando um espaço maior na vida das pessoas. Com a popularização de computadores pessoais, consoles de videogame e artefatos portáteis, uma quantidade maior de pessoas passa mais tempo exposta a diferentes jogos e diversas áreas do conhecimento estudam quais consequências estão associadas a este fenômeno. Além disso, os jogos digitais são comumente associados a uma série de comportamentos antissociais, como agressões e assassinatos. O objetivo do presente trabalho é discutir um conjunto de evidências sobre a influência de jogos nas dimensões de comportamento, cognição, afeto e excitação, com base no General Learning Model, tendo como foco dados relacionados à agressividade e à prosocialidade. Além disso, busca-se apresentar as principais críticas associadas às pesquisas da área, como a qualidade das medidas utilizadas, a seleção de jogos para pesquisas e o potencial explicativo do modelo. Por fim, sugere-se agenda de pesquisa com o intuito de contribuir com o aprimoramento deste campo de investigação.

Keywords : Jogos digitais; General Learning Model; cognição.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License