SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Caracterización cualitativa de bienestar subjetivo de niños en situación de calleRevisión de la dimensión aislamiento del inventario dimensional clínico de la personalidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

SARMET, Mauricio Miranda  y  PILATI, Ronaldo. Efeito dos jogos digitais no comportamento: análise do General Learning Model. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.1, pp. 17-31. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.1-02.

Os jogos digitais vêm ocupando um espaço maior na vida das pessoas. Com a popularização de computadores pessoais, consoles de videogame e artefatos portáteis, uma quantidade maior de pessoas passa mais tempo exposta a diferentes jogos e diversas áreas do conhecimento estudam quais consequências estão associadas a este fenômeno. Além disso, os jogos digitais são comumente associados a uma série de comportamentos antissociais, como agressões e assassinatos. O objetivo do presente trabalho é discutir um conjunto de evidências sobre a influência de jogos nas dimensões de comportamento, cognição, afeto e excitação, com base no General Learning Model, tendo como foco dados relacionados à agressividade e à prosocialidade. Além disso, busca-se apresentar as principais críticas associadas às pesquisas da área, como a qualidade das medidas utilizadas, a seleção de jogos para pesquisas e o potencial explicativo do modelo. Por fim, sugere-se agenda de pesquisa com o intuito de contribuir com o aprimoramento deste campo de investigação.

Palabras clave : Jogos digitais; General Learning Model; cognição.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License