SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Efecto de los videojuegos en el comportamiento: análisis del General Learning ModelEmotion Regulation Checklist (ERC): estudios preliminares de adaptación y validación de cultura de Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

CARVALHO, Lucas de Francisco  y  ARRUDA, Wellington. Revisão da dimensão isolamento do inventário dimensional clínico da personalidade. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.1, pp. 47-61. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.1-04.

O presente estudo teve como objetivo revisar a dimensão Isolamento do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP). Para tanto, o método foi dividido em duas etapas, sendo a primeira voltada para elaboração de novos itens com base na literatura, e a segunda visou a verificação das propriedades psicométricas do novo conjunto de itens. O IDCP em conjunto ao Inventário de Personalidade NEO Revisado (NEO-PI-R) e o Personality Inventory for DSM-5 (PID-5) foram aplicados em uma amostra de 213 sujeitos, entre 18 e 69 anos (M = 25,56; DP = 8,70), e maioria do sexo feminino (74,3%). A primeira etapa resultou em uma versão de 39 itens, dos quais 28 eram novos. A segunda, resultou em uma dimensão composta por 18 itens, em quatro fatores interpretáveis de acordo com as análises de estrutura interna, sendo, Individualismo, Isolamento Social, Evitação de Intimidade e Apatia Emocional, com coeficientes de consistência interna de 0,88 para o total, e superior a 0,75 para os fatores. A correlação da dimensão com o NEO-PI-R e o PID-5 revelou magnitudes coerentes e esperadas. Os dados demonstram a adequação da nova dimensão Isolamento do IDCP.

Palabras clave : Avaliação psicológica; traços de personalidade; psicometria; transtornos da personalidade; DSM-5.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License