SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Emotion Regulation Checklist (ERC): preliminary studies of cross-cultural adaptation and validation for use in BrazilConsiderations about the training and practice in psychological assessment in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

CASTRO, Amanda; AGUIAR, Adriana de; BERRI, Bruna  and  CAMARGO, Brigido Vizeu. Representações sociais do rejuvenescimento na mídia impressa. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.1, pp. 117-130. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.1-08.

O objetivo deste estudo foi investigar as representações sociais do rejuvenescimento destacadas a partir de reportagens de capa, publicadas em uma revista de grande circulação nacional. Para este estudo foram selecionadas reportagens da revista Veja, digitalizadas e disponibilizadas no acervo virtual, no site da Editora Abril. Foram analisadas 18 edições em que os termos "rejuvenescer" e "rejuvenescimento" são citados em reportagens de capa. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise lexical de conjuntos de segmentos de texto, na qual os comentários foram submetidos a uma Classificação Hierárquica Descendente (CHD), realizada pelo programa informático IRAMUTEQ. Os resultados evidenciados pela CHD denotam que ao longo das décadas as representações sociais do rejuvenescimento foram difundidas contemplando o rejuvenescimento funcional associado à saúde e a longevidade; o rejuvenescimento social atrelado a mudanças no estilo de vida e maior liberdade para o exercício de diferentes papéis sociais e o rejuvenescimento estético, ligado à normatização do corpo em prol da busca pela beleza física. Conclui-se que a voz da autoridade midiática afeta diretamente as representações sociais dos indivíduos, modelando formas de pensar e agir em relação ao envelhecimento, o que contribui para a normatização dos modos de viver, de ser e de lidar com as mudanças que ocorrem no corpo com o passar do tempo.

Keywords : Rejuvenescimento; envelhecimento; mídia impressa; representações sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License