SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Emotion Regulation Checklist (ERC): estudios preliminares de adaptación y validación de cultura de BrasilConsideraciones a cerca de la formación y la práctica de la evaluación psicológica en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

CASTRO, Amanda; AGUIAR, Adriana de; BERRI, Bruna  y  CAMARGO, Brigido Vizeu. Representações sociais do rejuvenescimento na mídia impressa. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.1, pp. 117-130. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.1-08.

O objetivo deste estudo foi investigar as representações sociais do rejuvenescimento destacadas a partir de reportagens de capa, publicadas em uma revista de grande circulação nacional. Para este estudo foram selecionadas reportagens da revista Veja, digitalizadas e disponibilizadas no acervo virtual, no site da Editora Abril. Foram analisadas 18 edições em que os termos "rejuvenescer" e "rejuvenescimento" são citados em reportagens de capa. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise lexical de conjuntos de segmentos de texto, na qual os comentários foram submetidos a uma Classificação Hierárquica Descendente (CHD), realizada pelo programa informático IRAMUTEQ. Os resultados evidenciados pela CHD denotam que ao longo das décadas as representações sociais do rejuvenescimento foram difundidas contemplando o rejuvenescimento funcional associado à saúde e a longevidade; o rejuvenescimento social atrelado a mudanças no estilo de vida e maior liberdade para o exercício de diferentes papéis sociais e o rejuvenescimento estético, ligado à normatização do corpo em prol da busca pela beleza física. Conclui-se que a voz da autoridade midiática afeta diretamente as representações sociais dos indivíduos, modelando formas de pensar e agir em relação ao envelhecimento, o que contribui para a normatização dos modos de viver, de ser e de lidar com as mudanças que ocorrem no corpo com o passar do tempo.

Palabras clave : Rejuvenescimento; envelhecimento; mídia impressa; representações sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License