SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Social representations of rejuvenation in press mediaThe importance of the family in children's clinic: a theoretical and clinical essay author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

BORSA, Juliane Callegaro. Considerações sobre a formação e a prática em avaliação psicológica no Brasil. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.1, pp. 131-143. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.1-09.

O objetivo deste artigo teórico é discutir a prática e a formação em avaliação psicológica no contexto brasileiro. Para tanto, serão apresentadas as resoluções e documentos normativos do Conselho Federal de Psicologia, bem como artigos teóricos e empíricos de referência na área e que contextualizam o cenário atual da avaliação psicológica no Brasil, suas particularidades e principais dificuldades. Especificamente, será discutido o papel das instituições de ensino superior para a formação de psicólogos devidamente capacitados para atuação na avaliação psicológica nos seus diferentes campos de inserção. Aponta-se para a necessidade de uma reflexão quanto ao ensino de avaliação psicológica nos cursos de graduação em Psicologia, os quais ainda apresentam carga horária insuficiente e recursos materiais e humanos incipientes. Entende-se que a formação básica e continuada é a principal forma de minimizar o preconceito pertinente à área e, que de certo modo, está atrelado aos problemas éticos e técnicos ainda presentes na prática da avaliação psicológica no contexto brasileiro atual.

Keywords : Avaliação psicológica; formação do psicólogo; testes psicológicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License