SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Exposição de adolescentes à violência em diferentes contextos: relações com a saúde mentalRevisão sistemática de estudos da psicologia brasileira sobre preconceito racial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CAMPOS, Roberta Ramazotti Ferraz de  e  NORONHA, Ana Paula Porto. A relação entre indecisão profissional e otimismo disposicional em adolescentes. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.1, pp. 219-232. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.1-15.

Auxiliar o jovem na compreensão das dificuldades da indecisão profissional para que ele realize uma escolha madura e bem ajustada é um importante objetivo da Orientação Profissional (OP). O presente trabalho pretendeu relacionar indecisão profissional e otimismo em jovens aprendizes e estudantes do Ensino Médio/Técnico. Participaram 250 jovens que frequentam cursos de ensino técnico-profissional, concomitantemente (Grupo 1) ou não com (Grupo 2), o Ensino Médio. Os instrumentos utilizados foram Inventário de Levantamento das Dificuldades da Decisão Profissional (IDDP) e Revised Life Orientation Test Brasil (LOT-R Brasil). Foram observadas correlações negativas de baixa magnitude entre os fatores referentes à indecisão profissional e otimismo. Os grupos de diferenciaram em relação a três fatores do IDDP, sendo que o Grupo 2 obteve médias maiores para esses resultados. Em relação ao sexo, os homens tiveram maior média que as mulheres para dois fatores do IDDP, mostrando tendência a maiores dificuldades no processo de decisão por uma profissão. Os resultados demonstraram que os índices de otimismo foram maiores que os de pessimismo, e que a indecisão profissional está mais presente em indivíduos pessimistas, sugerindo que indivíduos mais seguros estão mais preparados para realizar a escolha por uma profissão.

Palavras-chave : Otimismo; indecisão profissional; adolescentes; orientação profissional; psicologia positiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License