SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Exposición de los adolescentes a la violencia en diferentes contextos: las relaciones con la salud mentalRevisión sistematica de estudios de psicología brasileña sobre el prejuicio racial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

CAMPOS, Roberta Ramazotti Ferraz de  y  NORONHA, Ana Paula Porto. A relação entre indecisão profissional e otimismo disposicional em adolescentes. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.1, pp. 219-232. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.1-15.

Auxiliar o jovem na compreensão das dificuldades da indecisão profissional para que ele realize uma escolha madura e bem ajustada é um importante objetivo da Orientação Profissional (OP). O presente trabalho pretendeu relacionar indecisão profissional e otimismo em jovens aprendizes e estudantes do Ensino Médio/Técnico. Participaram 250 jovens que frequentam cursos de ensino técnico-profissional, concomitantemente (Grupo 1) ou não com (Grupo 2), o Ensino Médio. Os instrumentos utilizados foram Inventário de Levantamento das Dificuldades da Decisão Profissional (IDDP) e Revised Life Orientation Test Brasil (LOT-R Brasil). Foram observadas correlações negativas de baixa magnitude entre os fatores referentes à indecisão profissional e otimismo. Os grupos de diferenciaram em relação a três fatores do IDDP, sendo que o Grupo 2 obteve médias maiores para esses resultados. Em relação ao sexo, os homens tiveram maior média que as mulheres para dois fatores do IDDP, mostrando tendência a maiores dificuldades no processo de decisão por uma profissão. Os resultados demonstraram que os índices de otimismo foram maiores que os de pessimismo, e que a indecisão profissional está mais presente em indivíduos pessimistas, sugerindo que indivíduos mais seguros estão mais preparados para realizar a escolha por uma profissão.

Palabras clave : Otimismo; indecisão profissional; adolescentes; orientação profissional; psicologia positiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License