SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1The relationship between career indecision and dispositional optimism in adolescentsSocial skills and bullying in adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SACCO, Airi M.; COUTO, Maria Clara P. de Paula  and  KOLLER, Sílvia H.. Revisão sistemática de estudos da psicologia brasileira sobre preconceito racial. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.1, pp. 233-250. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.1-16.

O objetivo deste artigo foi realizar uma revisão sistemática sobre os estudos com foco em preconceito racial publicados pela Psicologia brasileira. Foi realizada uma busca nas bases de dados SciELO (Scientific Eletronic Library Online), PePSIC, Index Psi, LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), e PsycINFO, utilizando os termos "racismo" ou "preconceito racial". O banco final incluído na análise foi constituído por 77 artigos, 35 teóricos e 42 empíricos, publicados desde 2001. A Psicologia Social, em suas mais variadas vertentes, foi a base teórica mais utilizada. O tema mais frequente nos artigos empíricos foram as cotas de acesso ao ensino superior. Já os teóricos investigaram temas como as origens do preconceito racial e suas formas de expressão, as consequências do preconceito para as vítimas de racismo, e as influências de teorias raciais no desenvolvimento da Psicologia, entre outros. Foram identificadas algumas lacunas na descrição metodológica dos estudos nacionais, principalmente no que diz respeito à caracterização de participantes, instrumentos e procedimentos adotados. Também foi constatada a necessidade de um incremento na realização de pesquisas que visem a compreender como o preconceito racial se desenvolve em crianças no contexto brasileiro. São escassas, ainda, pesquisas que tenham como foco adultos não-universitários e pessoas que pertençam a grupos discriminados. Além disso, apenas um estudo utilizou medidas implícitas de atitude. O número relativamente baixo de pesquisas da Psicologia brasileira sobre preconceito racial publicadas, assim como as lacunas identificadas, revelam que, longe de estar saturada, a área ainda tem muito a se desenvolver no país.

Keywords : Preconceito racial; racismo; discriminação; revisão sistemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License