SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Systematic review of brazilian psychological studies about racial prejudiceUsability trial of a computerized psychoeducational intervention about obsessive-compulsive disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

TERROSO, Lauren Bulcão; WENDT, Guilherme Welter; OLIVEIRA, Margareth da Silva  and  ARGIMON, Irani Iracema de Lima. Habilidades sociais e bullying em adolescentes. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.1, pp. 251-259. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.1-17.

Este estudo teve como objetivo verificar a associação entre o envolvimento em bullying, tanto na forma de vítima quanto como agressor, e o repertório de habilidades sociais (HS). A amostra foi composta por 487 adolescentes selecionados de escolas públicas e privadas de um município do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. A partir dos resultados, pôde-se verificar que os escolares envolvidos em comportamentos de bullying tinham menor repertório de HS na maioria dos aspectos relacionados a este construto. Para cada unidade de acréscimo no percentil total de frequência HS, espera-se diminuição de 4,3% na probabilidade de o adolescente ser praticante de bullying. Da mesma forma, para cada unidade de aumento nos percentis de 'frequência de assertividade' e 'frequência de abordagem' afetiva, há um aumento de, respectivamente, 2,0 e 2,6% na probabilidade do escolar praticar o bullying. Portanto, um baixo repertório de HS encontra-se associado ao envolvimento em bullying, tanto como vítima quanto agressor.

Keywords : Bullying; adolescente; relações interpessoais; habilidades sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License