SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Usability trial of a computerized psychoeducational intervention about obsessive-compulsive disorderPattern of alcohol consumption in college students (freshmen) and gender differences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

PISAPIA, Thais Carazato; WOOD JR, Thomaz  and  BENDASSOLLI, Pedro F.. Carreiras sem fronteiras em uma instituição financeira brasileira de grande porte. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.1, pp. 277-293. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.1-19.

Nos últimos anos, mudanças nas empresas e na organização do trabalho levaram ao surgimento de novos modelos de carreiras. Entre tais modelos, ganhou proeminência o modelo de carreiras sem fronteiras, que tem como premissa uma alta mobilidade profissional. No Brasil, entretanto, ainda há poucos estudos empíricos sobre o fenômeno. Esta pesquisa procurou endereçar esta lacuna. O objetivo deste trabalho foi identificar as atitudes dos indivíduos frente à carreira em uma instituição financeira brasileira de grande porte. Metodologicamente, o estudo utilizou um desenho misto. A parte quantitativa consistiu na aplicação da Boundaryless Career Attitudes Scale, previamente validada para utilização em língua portuguesa. A escala foi aplicada a 126 profissionais de sete áreas da referida organização. A parte qualitativa envolveu a realização de 11 entrevistas em profundidade com profissionais identificados da base de respondentes da parte quantitativa. Os resultados indicam forte presença de atitudes de carreira sem fronteiras dentro da organização, embora haja diferenças entre áreas e entre indivíduos, fruto de seu tempo de trabalho na organização. O artigo procura explicar as razões para estas diferenças e discute o aparente paradoxo entre uma elevada atitude para carreira sem fronteiras e a constatação de um forte desejo de permanência e vínculo com a organização. O trabalho contribui para a construção do conhecimento no campo de estudos de carreiras no Brasil, à medida que utiliza uma escala validada de atitudes e revela a realidade de uma grande organização local. O artigo também indica possibilidades para futuras pesquisas no campo.

Keywords : Carreiras profissionais no Brasil; novos modelos de carreira; carreira sem fronteiras; mobilidade profissional; instituição financeira.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License