SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Carreiras sem fronteiras em uma instituição financeira brasileira de grande porteConflito conjugal e estratégias de resolução: uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SILVA, Érika Correia  e  TUCCI, Adriana Marcassa. Padrão de consumo de álcool em estudantes universitários (calouros) e diferença entre os gêneros. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.1, pp. 313-323. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.1-21.

O ingresso na universidade e a vivência de novas experiências podem favorecer um maior consumo de álcool entre estudantes. Este estudo teve como objetivo avaliar o padrão de consumo de álcool entre estudantes ingressantes, comparar o consumo entre os gêneros e identificar os grupos mais expostos a problemas relacionados ao álcool. Para isso, foram utilizados o Critério de Classificação Econômica Brasil e o The Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT). Foram avaliados 407 estudantes. A análise dos dados revelou um consumo de risco do álcool em 17,5% dos estudantes do gênero masculino e 8,1% do feminino. Além disso, foi encontrado maior consumo de risco entre estudantes que praticavam atividade física e os que eram dos cursos da área de química. Os resultados sugerem a necessidade de se desenvolver intervenções preventivas no âmbito institucional, principalmente para estudantes do gênero masculino, grupo mais exposto a um consumo excessivo de álcool e aos riscos desse padrão de consumo.

Palavras-chave : Estudantes universitários; calouros; álcool; gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License