SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Padrón de consumo de alcohol de los estudiantes universitarios de primer año y diferencias de génerosIntervención psicológica ante el acoso moral en el trabajo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

COSTA, Crístofer Batista da; CENCI, Cláudia Mara Boseto  y  MOSMANN, Clarisse Pereira. Conflito conjugal e estratégias de resolução: uma revisão sistemática da literatura. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.1, pp. 325-338. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.1-22.

Os conflitos conjugais e as estratégias de resolução são pesquisados na literatura internacional há mais de duas décadas. Nesse sentido, analisar a literatura nacional e internacional acerca do conflito conjugal e das estratégias de resolução de conflito empregadas pelos cônjuges, foi o objetivo deste estudo. Trata-se de uma revisão sistemática qualitativa entre o período de 2004/2013. O estudo foi realizado em dez bases de dados através dos descritores conflito conjugal AND casamento e resolução de problemas AND casamento e submetidos aos procedimentos de análise de conteúdo. Na primeira etapa foram selecionados 567 artigos e, destes, 30 compõem esta revisão por atenderem aos critérios de exclusão e inclusão definidos a priori. Os resultados dos estudos apontaram que as pesquisas sobre as estratégias de resolução se sobressaíram em detrimento dos motivos dos conflitos conjugais. Identificou-se que as variáveis sexo, características individuais, tempo de união e processos interacionais estão associadas à utilização dos tipos de estratégias, construtivas e destrutivas. Estudos sobre o poder de predição dessas variáveis sobre as estratégias de resolução precisam ser mais explorados, especialmente, no contexto brasileiro, em que há escassez de pesquisas sobre a temática.

Palabras clave : Conflito conjugal; casamento; resolução de problemas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License