SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Intervención psicológica ante el acoso moral en el trabajoBurnout Syndrome en médicos intesivistas: estudio en Sergipe UCI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

MORENO, André Luiz et al. Estrutura fatorial, fidedignidade e parâmetros de itens da versão em português brasileiro do questionário GAD-7. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.1, pp. 367-376. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.1-25.

Este estudo analisou as propriedades psicométricas da versão em Português Brasileiro do questionário de "Transtorno de Ansiedade Generalizada - GAD-7 em uma amostra de comunidade (n = 206) da população adulta brasileira. A amostra foi composta por de 41% de participantes do sexo feminino, com idade média de 21,10 (DP = 4,49), e 75,6% em instituições de ensino superior. Os resultados da análise fatorial confirmatória forneceram apoio para o modelo unidimensional original do GAD-7 no contexto brasileiro. As análises de variância (ANOVA) mostraram que os escores do GAD-7 foram significativamente diferentes entre homens e mulheres, com as mulheres apresentando maiores escores que os homens. A escala demonstrou uma boa fidedignidade; sendo que tanto o coeficiente de Cronbach alfa (α = 0,916) e rho coeficiente de confiabilidade composta (ρ = 0,909) foram adequados. A análise dos parâmetros dos itens mostrou itens 5 e 7 apresentaram os limiares mais elevados de severidade para o traço-latente de ansiedade generalizada, enquanto que o item 1 apresentou as menores. Nossos resultados sugerem que a versão Português Brasileiro do GAD-7 é adequada para avaliar os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada em adultos brasileiros em ambientes comunitários.

Palabras clave : GAD-7; Transtorno de Ansiedade Generalizada; ansiedade; psicometria.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License