SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Estrutura fatorial, fidedignidade e parâmetros de itens da versão em português brasileiro do questionário GAD-7 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BARROS, Maria Mércia dos Santos et al. Síndrome de Burnout em médicos intensivistas: estudo em UTIs de Sergipe. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.1, pp. 377-389. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.1-26.

O objetivo deste estudo foi investigar a presença de burnout entre os médicos intensivistas, além de possíveis preditores da síndrome. Foram utilizados o Maslach Burnout Inventory (MBI-HSS) e um questionário para caracterização sociodemográfica e laboral. A amostra foi composta por 122 médicos intensivistas, atuantes em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) há, no mínimo, seis meses. Os participantes eram predominantemente casados (61,5%), com filhos (66,4%) e idade média em 38,7 anos (DP = 8,39), não havendo predominância de sexo (50,8% do sexo masculino). Os resultados indicam altos níveis de Esgotamento Emocional e Despersonalização, além de baixos níveis de Realização Pessoal. Observou-se que 42,6% dos participantes apresentavam diagnóstico positivo para a síndrome e os preditores identificados foram: trabalhar na UTI por necessidade, sentir-se sobrecarregado, vivenciar uma relação estressante com colegas de trabalho, além de não utilizar o horário livre para assistir TV ou para dormir. Considerando o contexto laboral no qual atuam os médicos intensivistas, tais achados contribuem com rol de evidências empíricas acerca da precarização do trabalho no contexto da atuação em UTI, podendo embasar ações de prevenção e intervenção junto a essa classe profissional.

Palavras-chave : Síndrome de burnout; médicos; Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License