SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Family and school in the socioemotional development in childhoodIllness perception and indicators of PTSD in mothers of childhood cancer survivors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

RIBEIRO, Patrícia Emanuele da Cruz Dias; PORTO, Juliana Barreiros; PUENTE-PALACIOS, Katia  and  RESENDE, Marília Mesquita. Clima ético nas organizações: evidências de validade de uma escala de medida. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.2, pp. 415-425. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.2-02.

Um tipo específico de clima organizacional que tem sido foco da atenção de vários pesquisadores é o clima ético, entendido como percepções compartilhadas pelos trabalhadores sobre prescrições, proscrições e permissões referentes a obrigações morais nas organizações. O modelo teórico mais adotado ultimamente indica a existência de nove arquétipos do clima ético. Para ser mensurado é importante que haja um instrumento capaz de capturar suas particularidades. Este estudo objetivou investigar evidências de validade de uma escala traduzida do inglês para o português e adaptada ao contexto brasileiro. A versão em português, inicialmente com 36 itens, foi aplicada a 159 trabalhadores de diversas organizações, cujos dados foram submetidos a análises fatoriais exploratórias. A melhor solução evidenciou uma estrutura da escala com 19 itens agrupados em três fatores (Benevolência; Princípios e Regras; Independência e Instrumentalismo) com índices de consistência interna adequados e 42,8% de variância explicada. Assim como em outros estudos com essa medida, tais resultados demonstraram a fragilidade teórica na captura do fenômeno. São necessários mais estudos para identificar a adequação dessa estrutura para avaliar o clima ético em organizações e investigar o seu poder preditivo.

Keywords : Clima ético; clima organizacional; validade de medida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )