SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2A Família e a escola no desenvolvimento socioemocional na infânciaPercepção da doença e indicadores de TEPT em mães de sobreviventes de câncer Infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

RIBEIRO, Patrícia Emanuele da Cruz Dias; PORTO, Juliana Barreiros; PUENTE-PALACIOS, Katia  e  RESENDE, Marília Mesquita. Clima ético nas organizações: evidências de validade de uma escala de medida. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.2, pp. 415-425. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.2-02.

Um tipo específico de clima organizacional que tem sido foco da atenção de vários pesquisadores é o clima ético, entendido como percepções compartilhadas pelos trabalhadores sobre prescrições, proscrições e permissões referentes a obrigações morais nas organizações. O modelo teórico mais adotado ultimamente indica a existência de nove arquétipos do clima ético. Para ser mensurado é importante que haja um instrumento capaz de capturar suas particularidades. Este estudo objetivou investigar evidências de validade de uma escala traduzida do inglês para o português e adaptada ao contexto brasileiro. A versão em português, inicialmente com 36 itens, foi aplicada a 159 trabalhadores de diversas organizações, cujos dados foram submetidos a análises fatoriais exploratórias. A melhor solução evidenciou uma estrutura da escala com 19 itens agrupados em três fatores (Benevolência; Princípios e Regras; Independência e Instrumentalismo) com índices de consistência interna adequados e 42,8% de variância explicada. Assim como em outros estudos com essa medida, tais resultados demonstraram a fragilidade teórica na captura do fenômeno. São necessários mais estudos para identificar a adequação dessa estrutura para avaliar o clima ético em organizações e investigar o seu poder preditivo.

Palavras-chave : Clima ético; clima organizacional; validade de medida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )