SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Scientific training and its relation with the professional training of psychologistThe problem of false imprisonment for family and mental health workers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

VIEIRA, Danielly Costa Roque  and  AQUINO, Thiago Antonio Avellar de. Vitalidade subjetiva, sentido na vida e religiosidade em idosos: um estudo correlacional. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.2, pp. 483-494. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/9788/TP2016.2-05Pt.

O presente artigo tem como objetivo identificar as relações entre a religiosidade, a percepção de sentido na vida, a percepção ontológica do tempo e a vitalidade subjetiva de pessoas idosas. O estudo contou com 100 idosos que participavam de grupos de terceira idade com idade média de 67,2 anos (DP=5,6), que responderam à Escala de Atitudes Religiosas (EAR), Questionário de Sentido de Vida (QSV), Escala de Percepção Ontológica do Tempo (EPOT) e a Escala de Vitalidade Subjetiva (EVS) e perguntas demográficas. Constatou-se que a Vitalidade Subjetiva correlacionou-se diretamente com a presença de sentido, o passado, o presente e o futuro. Já a busca de sentido associou-se diretamente com o comportamento religioso e o sentimento religioso; enquanto a presença de sentido o fez com conhecimento religioso, comportamento religioso, percepção do presente e percepção do futuro. Os resultados foram discutidos fundamentados na concepção da Logoterapia e Análise Existencial.

Keywords : Envelhecimento; religiosidade; sentido na vida; vitalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )