SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Formación científica y su relación con la capacitación profesional del psicólogoEl problema de la privación de liberad para la familia y los trabajadores de salud mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

VIEIRA, Danielly Costa Roque  y  AQUINO, Thiago Antonio Avellar de. Vitalidade subjetiva, sentido na vida e religiosidade em idosos: um estudo correlacional. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.2, pp. 483-494. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/9788/TP2016.2-05Pt.

O presente artigo tem como objetivo identificar as relações entre a religiosidade, a percepção de sentido na vida, a percepção ontológica do tempo e a vitalidade subjetiva de pessoas idosas. O estudo contou com 100 idosos que participavam de grupos de terceira idade com idade média de 67,2 anos (DP=5,6), que responderam à Escala de Atitudes Religiosas (EAR), Questionário de Sentido de Vida (QSV), Escala de Percepção Ontológica do Tempo (EPOT) e a Escala de Vitalidade Subjetiva (EVS) e perguntas demográficas. Constatou-se que a Vitalidade Subjetiva correlacionou-se diretamente com a presença de sentido, o passado, o presente e o futuro. Já a busca de sentido associou-se diretamente com o comportamento religioso e o sentimento religioso; enquanto a presença de sentido o fez com conhecimento religioso, comportamento religioso, percepção do presente e percepção do futuro. Os resultados foram discutidos fundamentados na concepção da Logoterapia e Análise Existencial.

Palabras clave : Envelhecimento; religiosidade; sentido na vida; vitalidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )