SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Vitalidade subjetiva, sentido na vida e religiosidade em idosos: um estudo correlacionalO significado dos anabolizantes para os adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MACEDO, João Paulo et al. A problemática do cárcere privado para familiares e trabalhadores da saúde mental. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.2, pp. 507-518. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.2-06.

As demandas da saúde mental na atenção primária em saúde são diversas e complexas. Os profissionais se deparam com muitas delas: usuários crônicos egressos de longa internação, transtornos mentais comuns, crise psicótica, comportamento suicida, medicalização e as mais diversas situações de risco psicossocial geradoras de sofrimento psíquico. No entanto, há uma entre as situações anteriormente referidas que se perpetua ao longo da história da assistência psiquiátrica: casos de cárcere privado. Objetiva-se com o presente estudo perceber como familiares e trabalhadores da rede de atenção psicossocial de Parnaíba (PI) lidam com a problemática do cárcere privado. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, de natureza qualitativa, com base na produção de sentidos. Participaram 10 familiares e 15 profissionais (que prestam assistência a casos de cárcere privado no município). Os resultados indicaram a ocorrência significativa de casos de cárcere, a fragilidade da assistência na perspectiva de reverter tal situação, e a quase nenhuma oferta de cuidados aos familiares sufocados pela sobrecarga e intenso sofrimento por realizarem a dura tarefa de serem cuidadores nestas condições. Espera-se com esse estudo dar conhecimento a uma das realidades mais duras e difíceis, e urgente de respostas, da Rede de Atenção Psicossocial.

Palavras-chave : Saúde mental; atenção primária; trabalho em rede; cárcere; exclusão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )