SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Intervenções em terapia cognitivo-comportamental para trauma complexo: uma revisão sistemáticaRepercussões da morte do filho na dinâmica conjugal de casais religiosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BOCHI, Ariane; FRIEDRICH, Daiana  e  PACHECO, Janaína Thais Barbosa. Revisão sistemática de estudos sobre programas de treinamento parental. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.2, pp. 549-563. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.2-09.

O treinamento parental é uma prática que visa sistematizar o repertório comportamental emitido pelos pais quanto ao manejo do comportamento dos filhos, inserindo-se como estratégia frequentemente utilizada nas questões de relacionamento familiar. Através de uma revisão sistemática da literatura nacional e internacional, o presente artigo analisou as características dos estudos empíricos sobre treinamento de pais de crianças e/ou adolescentes, realizados em grupo. Foram analisados 27 artigos publicados entre 2006 e junho de 2014, indexados nas bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Medline e PsycInfo. Na análise dos dados, foram enfocadas as seguintes categorias: título do artigo, autores, ano de publicação, objetivo do estudo, público alvo, tamanho da amostra, delineamento, estratégias de intervenção e principais resultados. Os resultados apontam que o delineamento mais utilizado foi o ensaio clínico randomizado. Além disso, a maioria das intervenções teve foco nos pais, ou nos pais e crianças. Verifica-se que o maior número das técnicas utilizadas no treinamento de pais foram técnicas cognitivo-comportamentais. Este artigo discute limitações e contribuições para a área.

Palavras-chave : Treinamento parental; pais; intervenção em grupo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )