SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2A systematic review of studies on parental training programsDepression as the middle-and long-term impact for pre-symptomatic testing of late-onset neurodegenerative disorders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

MORELLI, Ana Bárbara  and  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Repercussões da morte do filho na dinâmica conjugal de casais religiosos. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.2, pp. 565-577. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.2-10.

O presente estudo teve por objetivo compreender as repercussões da morte do filho na conjugalidade dos genitores e como a espiritualidade pode interferir nesse processo. Trata-se de um estudo de caso coletivo, de corte transversal e qualitativo. Participaram cinco casais heterossexuais, praticantes de alguma religião e que haviam perdido um filho. Os participantes foram entrevistados individualmente e em casal, totalizando 15 entrevistas. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo e organizados em eixos temáticos. Notou-se que a morte do filho despertou tanto a rejeição do parceiro em alguns casos/momentos, como maior intimidade. Considerar a conjugalidade é, portanto, atentar-se também para os elementos individuais e as necessidades de cada membro da díade. A espiritualidade foi um recurso encontrado diante do escasso acesso a um apoio psicológico estruturado.

Keywords : Conjugalidade; morte; espiritualidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )