SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2La depresión como el indicador de impacto psicológico a la media y largo plazo de la prueba pre-sintomática para enfermedades de aparición tardíaComunicación tríadica en pediatría: revisión de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

NOGUEIRA, Graziela Sousa  y  SEIDL, Eliane Maria Fleury. Associação entre percepção de doença e ansiedade, depressão e autoeficácia em pessoas com HIV/Aids. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.2, pp. 595-608. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.2-12.

A percepção de doença de pessoas que vivem com HIV/aids (PVHA) é uma variável importante, ainda pouco estudada em âmbito mundial. Objetivou-se investigar a associação entre percepção de doença e ansiedade, depressão e autoeficácia em pessoas que vivem com HIV/aids. A amostra foi constituída de 28 PVHA, que responderam aos questionários sociodemográfico e médico-clínico, Questionário de Percepção de Doenças Versão Breve (Brief IPQ), Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS) e Escala de Autoeficácia para Seguir Prescrição Antirretroviral. Procedeu-se a análises estatísticas dos dados, sendo realizados testes de correlação de Spearman. Observou-se correlação positiva estatisticamente significativa entre percepção de doença e ansiedade (r =0,64; p<0,01) e depressão (r =0,68; p<0,01). Também foi identificada correlação negativa estatisticamente significativa entre percepção de doença e autoeficácia (rs= -0,41; p<0,05), sugerindo que quanto menor a autoeficácia percebida para aderir aos medicamentos antirretrovirais, maior a percepção de ameaça imposta pela doença. Conclui-se que há associação entre percepção de doença e variáveis psicológicas (ansiedade, depressão e autoeficácia) em PVHA.

Palabras clave : Percepção de doença; variáveis psicológicas; HIV/aids.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )