SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Associação entre percepção de doença e ansiedade, depressão e autoeficácia em pessoas com HIV/AidsBrincadeiras infantis e natureza: investigação da interaçãocriança-natureza em parques verdes urbanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

KOHLSDORFI, Marina  e  COSTA JUNIOR, Áderson Luiz. Comunicação triádica em pediatria: revisão de literatura. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.2, pp. 609-629. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.2-13Pt.

A comunicação triádica em pediatria tem sido foco de pesquisa nos últimos 20 anos, considerando a relevância de compreender este processo para melhorar a assistência em saúde a crianças e adolescentes. Esta revisão sistemática de literatura teve como objetivo analisar 118 trabalhos sobre este tema, publicados entre 2000 e 2012. Os resultados mostram distribuição regular dos estudos ao longo do período, com prevalência de pesquisas em caráter descritivo e com metodologia quantitativa. A literatura enfatiza que a comunicação promove melhores níveis de adesão aos cuidados, melhoria de sintomas e respostas clínicas, comportamentos colaborativos e adaptação ao tratamento, contudo a focalização de habilidades comunicativas triádicas durante a graduação profissional é insuficiente. Destaca-se que a criança é excluída da interação e as demandas individuais por informação devem ser prioridade. São necessários mais estudos sobre intervenções psicossociais e em caráter longitudinal, que possam contribuir para a compreensão do processo de comunicação em pediatria.

Palavras-chave : Revisão de literatura; comunicação pediátrica; relação terapêutica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )