SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Comunicación tríadica en pediatría: revisión de la literaturaExpectativas de mujeres embarazadas sobre el parto y sus percepciones acerca de la preparación para el parto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

MACHADO, Yasmin Sauer; SCHUBERT, Patrícia Maria Peres; ALBUQUERQUE, Dayse da Silva  y  KUHNEN, Ariane. Brincadeiras infantis e natureza: investigação da interaçãocriança-natureza em parques verdes urbanos. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.2, pp. 655-667. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.2-14Pt.

Estudos vêm mostrando que o contato com a natureza traz benefícios cognitivos, sociais, físicos e psicológicos para as crianças, influenciando seu desenvolvimento. Nos ambientes naturais, as crianças realizam diversos tipos de brincadeiras e desenvolvem a capacidade de imaginação. No presente estudo, com o objetivo de conhecer a interação criança-natureza nas brincadeiras, foram observadas 30 crianças de dois a dez anos em dois parques verdes urbanos de Florianópolis (SC). Para isso, foi elaborado um protocolo de observação e utilizada a técnica de mapeamento comportamental centrado-na-pessoa. Nos dois contextos, a areia foi o elemento natural mais utilizado nas brincadeiras construtivas. Nessas brincadeiras, as crianças juntavam a areia com potes plásticos, pás ou com as próprias mãos a fim de construir algo. Outros elementos da natureza como a vegetação, a água e a pedra foram observados com menor frequência nas brincadeiras. A vegetação foi utilizada em um dos parques em brincadeira turbulenta de subir em árvore. A água apareceu em brincadeiras turbulentas de esparramar água e jogá-la em outras crianças, e a pedra apareceu em brincadeiras construtivas. Preservar a presença desses elementos em áreas naturais ou incluí-los em áreas planejadas implica na ampliação de oportunidades de recreação para as crianças.

Palabras clave : Psicologia ambiental; desenvolvimento infantil; brincadeiras; natureza.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )