SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Nature and children's play: investigation of children - nature interaction in urban greens parksEvaluation of social skills in older adults and adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

TOSTES, Natalia Almeida  and  SEIDL, Eliane Maria Fleury. Expectativas de gestantes sobre o parto e suas percepções acerca da preparação para o parto. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.2, pp. 681-693. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.2-15.

A gestação e o parto são experiências significativas para a maior parte das mulheres. As expectativas de gestantes podem influenciar suas vivências relacionadas ao parto e à maternidade. Esta pesquisa investigou as expectativas de primigestas sobre o parto e suas percepções acerca da preparação para o parto. Trata-se de estudo qualitativo, exploratório e descritivo. Foram realizadas entrevistas com 18 mulheres no terceiro trimestre de gravidez, que faziam acompanhamento pré-natal em serviços da rede pública de Brasília (DF). Para a análise dos relatos foram utilizados procedimentos de análise de conteúdo. Como principais resultados, destacaram-se: preferência das entrevistadas por parto normal; expectativas relacionadas ao parto, em geral negativas, perpetuando ideias de um momento de medo, dor e sofrimento, podendo trazer riscos para a mulher e para o bebê; sentimentos de preparação insuficiente e falta de confiança para vivenciar o parto. Pôde-se identificar demanda por mais informações sobre temas associados à gestação, em particular o parto, bem como a necessidade de maior apoio psicoemocional às gestantes no pré-natal.

Keywords : Assistência pré-natal; percepções de gestantes; parto; psicologia da saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )