SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Expectativas de gestantes sobre o parto e suas percepções acerca da preparação para o partoTradução, adaptação e exploração das propriedades psicométricas da Escala de Emoções no Trabalho (EET) em uma amostra de psicólogos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

DOMENICO-GRAZZIOTIN, Jucelaine Bier Di  e  SCORTEGAGNA, Silvana Alba. Avaliação das habilidades sociais em adultos idosos e adultos. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.2, pp. 695-705. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.2-16Pt.

A competência social consiste em uma das condições indispensáveis para a atribuição de saúde mental. Este estudo objetivou avaliar o repertório de Habilidades Sociais (HS) em adultos idosos e adultos e verificar se adultos idosos, especialmente as faixas etárias mais velhas, apresentavam um repertório menos desenvolvido em HS. Participaram desse estudo 135 indivíduos saudáveis com idades entre 18 e 83 anos, distribuídos em dois grupos: um grupo de adultos idosos com 61 participantes, e outro grupo de adultos, com 74 indivíduos. Os instrumentos utilizados foram um protocolo de caracterização sociodemográfica e de saúde, o Inventário de Habilidades Sociais-Del Prette (IHS) para adultos e o IHS adaptado para idosos. Houve correlações significativas e negativas entre a idade avançada dos participantes e as HS no escore geral GIHS (Escore Geral do Inventario de Habilidades Sociais; r=0,20), no afeto positivo F2 (r= 0,249), na conversação e desenvoltura social F3 (r=0,259) e, no autocontrole da agressividade F5 (r=0,490). Os adultos idosos, apresentaram interações sociais mais restritas e um repertório nas HS menos desenvolvido, em comparação aos adultos. O desenvolvimento de políticas públicas que valorizem as HS para auxiliar a sustentar o bem-estar na idade adulta mais velha é uma necessidade do contexto socioeconômico e cultural brasileiro.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; envelhecimento humano; relacionamento interpessoal; cultura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )