SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Evaluación de las habilidades sociales en los adultos mayores y los adultosRed de protección: la mirada de profesionales del sistema de garantía de derechos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

CARLOTTO, Mary Sandra; RODRIGUEZ, Sandra Yvonne Spiendler  y  CAMARA, Sheila Gonçalves. Tradução, adaptação e exploração das propriedades psicométricas da Escala de Emoções no Trabalho (EET) em uma amostra de psicólogos. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.2, pp. 717-725. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.2-17.

O trabalho emocional diz respeito ao esforço do trabalhador em regular suas emoções na tentativa de expressar emoções socialmente desejadas no âmbito da sua profissão. Este artigo analisou a adequação do modelo fatorial original da Escala de Emoções no Trabalho (ETE) proposta por Brotheridge e Lee (2003), que avalia a duração, a frequência, a intensidade, a variabilidade, a profundidade e a superficialidade das emoções no contexto de trabalho. Participaram do estudo 518 psicólogos do estado do Rio Grande do Sul. Foi realizada Análise Fatorial Confirmatória, a qual demonstrou que os melhores índices de ajustamento foram encontrados na distribuição em quatro fatores: frequência, intensidade, variabilidade e regulação emocional. Quanto à fidedignidade, foram encontrados índices satisfatórios, variando de 0,67 a 0,84. Assim, o instrumento é indicado para a avaliação do trabalho emocional, permitindo subsidiar intervenções de promoção e prevenção da gestão emocional.

Palabras clave : Trabalho emocional; escalas; análise factorial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )