SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Translation, adaptation and exploration of psychometric properties of the Emotional Labor Scale (ELS) in a sample of psychologistsA case study with the ACT raising safe kids parenting program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

FARAJ, Suane Pastoriza; SIQUEIRA, Aline Cardoso  and  ARPINI, Dorian Mônica. Rede de proteção: o olhar de profissionais do sistema de garantia de direitos. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.2, pp. 727-741. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.2-18.

O artigo aborda a rede de proteção às crianças e adolescentes a partir do olhar dos profissionais que atuam no eixo da defesa no Sistema de Garantia de Direitos. O objetivo desse estudo foi conhecer e compreender o funcionamento da rede de proteção às crianças e aos adolescentes em situação de violência. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com a utilização de entrevistas semi-estruturadas, as quais foram realizadas junto a Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente, Ministério Público e Conselhos Tutelares de uma cidade de porte médio do interior do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que os profissionais tem clareza do trabalho em rede e de seu funcionamento como estratégia para a superação da fragmentação do trabalho. No entanto, ao mesmo tempo, destacaram a importância do fortalecimento do diálogo e de espaços de aproximação entre os diferentes órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos, como forma de superar as lacunas existentes. As considerações finais destacam a importância da construção de novos dispositivos de trabalho superando o isolamento que teria marcado as práticas profissionais e a formação dos diferentes núcleos, a fim de promover o atendimento integral preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Keywords : Violência contra criança e adolescente; garantia de direitos; rede de proteção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )