SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Rede de proteção: o olhar de profissionais do sistema de garantia de direitosElaboração de documentos psicológicos: Considerações Críticas à Resolução CFP nº007/2003 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SILVA, Jéssica de Assis  e  WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Um Estudo de caso com o programa parental ACT para educar crianças em ambientes seguros. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.2, pp. 743-755. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.2-19Pt.

O objetivo deste artigo é relatar um estudo de caso descrevendo uma intervenção feita a uma mãe com o Programa ACT para Educar Crianças em Ambientes Seguros - programa de prevenção universal à violência contra a criança Tal estudo avaliou características comportamentais de uma mãe e seu filho de seis anos, com medidas de pré-teste/pós-teste/follow-up. A mãe preencheu o Inventário de Estilos Parentais e os instrumentos ASEBA (CBCL, ASR e ABCL) antes e após a intervenção e no follow-up, além do Questionário de Avaliação do Programa ACT após o treino. O marido, informante eleito pela participante preencheu o CBCL e o ABCL em todas as fases do estudo. Os resultados apontaram para uma mudança no estilo parental do cuidador após intervenção (de "Regular Acima da Média" para "Ótimo"). Houve concordância entre os informantes quanto ao comportamento da criança e discordância quanto ao comportamento da participante. O fato de o casal ter decidido se separar ao longo da intervenção dificultou uma interpretação precisa de tais discordâncias. Intervenções em grupo envolvendo a aplicação do Programa ACT no Brasil são necessárias.

Palavras-chave : Violência contra a criança; prevenção universal; programa ACT.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )