SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Um Estudo de caso com o programa parental ACT para educar crianças em ambientes seguros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LAGO, Vivian de Medeiros; YATES, Denise Balem  e  BANDEIRA, Denise Ruschel. Elaboração de documentos psicológicos: Considerações Críticas à Resolução CFP nº007/2003. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.2, pp. 771-786. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.2-20.

O presente artigo tem como objetivo discutir o conteúdo da Resolução nº 007/2003 do Conselho Federal de Psicologia, que trata sobre a elaboração de documentos psicológicos escritos e que teve como intuito reduzir o número de queixas a sua qualidade. Contudo, o que se observa nos dias atuais é que ainda existem muitos processos éticos decorrentes de falhas em documentos, especialmente em laudos/relatórios psicológicos. A grande heterogeneidade desses documentos, tanto em termos de forma quanto de conteúdo, pode suscitar dúvidas acerca de sua qualidade. Os comentários e críticas desenvolvidos neste texto pretendem auxiliar os profissionais na produção de seus documentos, e também servir como uma referência atualizada sobre essa temática, visando contribuir para a produção de documentos de boa qualidade. São abordados os princípios técnicos da linguagem escrita, assim como os princípios éticos, técnicos e científicos da profissão. A importância da devolução por escrito dos resultados das avaliações, juntamente com a devolução oral obrigatória, também é apontada. As quatro modalidades de documentos psicológicos são apresentadas, por meio da discussão de seus objetivos e estruturas, com sugestões de acréscimos à estrutura do laudo/relatório. Por fim, algumas orientações práticas para a escrita de documentos são oferecidas.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; laudos psicológicos; ética profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )