SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Career coaching and community social psychology: analysis of an interventionThe repercussions of the hospitalization process in adult ICU in family perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

PINTO, Diana  and  NOGUEIRA, Conceição. Atitudes de estudantes portugueses de enfermagem relativamente a lésbicas: do preconceito a recomendações para a mudança. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.3, pp. 805-814. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.3-0.

Este estudo tem por objetivo analisar as atitudes em relação a lésbicas, demonstradas por estudantes de enfermagem Portugueses. Uma amostra de 204 participantes, com idades entre 18 e 31 anos (M = 21), preencheram questionários de autorrelato de discriminação e preconceito. Os resultados revelaram que os estudantes consideram a saúde como a dimensão que menos discrimina, em oposição à religião, que foi considerada a dimensão mais discriminatória. A heteronormatividade dos participantes revelou estar positivamente associada com o nível de discriminação na área da saúde. Atitudes mais negativas foram demonstradas por estudantes que vivem em áreas rurais e por aqueles que não têm amigas lésbicas. Deste modo, seria importante que as alunas tivessem acesso a mais informação sobre as dificuldades enfrentadas pelas lésbicas, através do contato direto com elas e da inclusão de informação a esse respeito nos currículos educativos. Estas práticas têm o potencial de promover um conhecimento mais aprofundado e atitudes mais positivas em relação a lésbicas.

Keywords : Alunos de enfermagem; lésbicas; saúde; discriminação; preconceito.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License