SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Coaching de carrera y psicología social comunitaria: análisis de una intervenciónLos efectos del proceso de hospitalización en UCI adulto en perspectiva de la familia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

PINTO, Diana  y  NOGUEIRA, Conceição. Atitudes de estudantes portugueses de enfermagem relativamente a lésbicas: do preconceito a recomendações para a mudança. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.3, pp. 805-814. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.3-0.

Este estudo tem por objetivo analisar as atitudes em relação a lésbicas, demonstradas por estudantes de enfermagem Portugueses. Uma amostra de 204 participantes, com idades entre 18 e 31 anos (M = 21), preencheram questionários de autorrelato de discriminação e preconceito. Os resultados revelaram que os estudantes consideram a saúde como a dimensão que menos discrimina, em oposição à religião, que foi considerada a dimensão mais discriminatória. A heteronormatividade dos participantes revelou estar positivamente associada com o nível de discriminação na área da saúde. Atitudes mais negativas foram demonstradas por estudantes que vivem em áreas rurais e por aqueles que não têm amigas lésbicas. Deste modo, seria importante que as alunas tivessem acesso a mais informação sobre as dificuldades enfrentadas pelas lésbicas, através do contato direto com elas e da inclusão de informação a esse respeito nos currículos educativos. Estas práticas têm o potencial de promover um conhecimento mais aprofundado e atitudes mais positivas em relação a lésbicas.

Palabras clave : Alunos de enfermagem; lésbicas; saúde; discriminação; preconceito.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License