SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Coaching de carreira e psicologia social comunitária: análise de uma intervençãoAs repercussões do processo de internação em UTI adulto na perspectiva de familiares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

PINTO, Diana  e  NOGUEIRA, Conceição. Atitudes de estudantes portugueses de enfermagem relativamente a lésbicas: do preconceito a recomendações para a mudança. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.3, pp. 805-814. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.3-0.

Este estudo tem por objetivo analisar as atitudes em relação a lésbicas, demonstradas por estudantes de enfermagem Portugueses. Uma amostra de 204 participantes, com idades entre 18 e 31 anos (M = 21), preencheram questionários de autorrelato de discriminação e preconceito. Os resultados revelaram que os estudantes consideram a saúde como a dimensão que menos discrimina, em oposição à religião, que foi considerada a dimensão mais discriminatória. A heteronormatividade dos participantes revelou estar positivamente associada com o nível de discriminação na área da saúde. Atitudes mais negativas foram demonstradas por estudantes que vivem em áreas rurais e por aqueles que não têm amigas lésbicas. Deste modo, seria importante que as alunas tivessem acesso a mais informação sobre as dificuldades enfrentadas pelas lésbicas, através do contato direto com elas e da inclusão de informação a esse respeito nos currículos educativos. Estas práticas têm o potencial de promover um conhecimento mais aprofundado e atitudes mais positivas em relação a lésbicas.

Palavras-chave : Alunos de enfermagem; lésbicas; saúde; discriminação; preconceito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License