SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3La toma de decisiones por los psicólogos en situaciones de abuso sexualConcepciones sociales sobre un hospital psiquiátrico en proceso de cierre índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

BATISTA, Ana Priscila; WEBER, Lidia Natalia Dobrianskij  y  TONI, Plínio Marco de. Unidimensionalidade das escalas do Inventário de Estilos de Liderança de Professores - IELP. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.3, pp. 843-853. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.3-05Pt.

A análise fatorial exploratória pode ser utilizada para verificar a unidimensionalidade de escalas construídas para avaliar aspectos referentes a dimensões específicas da interação professor-aluno. O presente trabalho teve como objetivo demonstrar a avaliação da unidimensionalidade para as três Escalas (Responsividade, Exigência e Controle Coercitivo) do Inventário de Estilos de Liderança de Professores -IELP, utilizando-se os recursos da análise fatorial exploratória. Participaram dessa pesquisa 113 alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, com idade entre 8 e 11 anos, provenientes de escolas pública e privada de municípios do interior do Paraná. Foi utilizado o IELP com os 70 itens. A aplicação do instrumento foi coletiva com grupos de, no máximo, 25 alunos, em salas de aula. Nos resultados foi constatada a distribuição normal dos dados e que as escalas que compõem o IELP são unidimensionais. Em função da análise das cargas fatoriais, o número de itens em cada Escala foi reduzido: na Responsividade passou de 22 para 21 itens, na Exigência passou de 22 para 16 e na Escala Controle Coercitivo, passou de 26 para 19 itens. Dessa forma, a nova versão do IELP ficou com 56 itens que apresentaram carga fatorial > 0,3.

Palabras clave : Unidimensionalidade; análise fatorial exploratória; interação professor-aluno.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License