SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Concepções sociais sobre um hospital psiquiátricoem processo de fechamentoAs relações entre depressão materna e relatos maternos acerca do envolvimento paterno: um estudo longitudinal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SILVA, Mariana Luíza Becker da  e  BOUSFIELD, Andréa Barbará da Silva. Representações sociais da hipertensão arterial. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.3, pp. 895-909. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.3-07.

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é responsável por significativo número de óbitos. O controle pode ser medicamentoso ou/e por hábitos saudáveis, os quais representam uma das principais dificuldades, tendo em vista o envolvimento com a ideia de saúde. Com isso, vislumbra-se a relevância da Teoria das Representações Sociais (TRS), pois é possível conhecer as facilidades e dificuldades no tratamento, para planejar intervenções na formulação de políticas públicas. A presente pesquisa visou identificar as representações sociais da HAS e de seu tratamento para pessoas com esse diagnóstico. Participaram 20 moradores de Florianópolis - 10 homens - com média de idade 54 anos e 9 meses (DP = 7 anos e 10 meses). Foram realizadas entrevistas em profundidade e o material foi submetido a três análises hierárquicas descendentes (CHD), pelo software IRAMUTEQ. Uma relacionada à HAS, outra ao tratamento e outra unindo as duas temáticas. Na primeira análise apareceram as causas, preocupações, sintomas, rotina e processo da descoberta. Na segunda, surgiram relatos sobre à aquisição do remédio, importância, vantagens e desvantagens do tratamento, alimentação, preocupações e rotina. Na última, percebe-se os conteúdos já mencionados e o entrelaçamento da HAS como doença e de seu tratamento. Pode-se afirmar, que tratamento e doença se inter-relacionam.

Palavras-chave : Representações sociais; hipertensão arterial; tratamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License