SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Social representations of arterial hypertensionThe photo intervention as an instrument of reflection of gender violence and immigration author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

ALVARENGA, Patrícia; OLIVEIRA, João Marcos de; GOMES, Quele de Souza  and  FREITAS, Luna Maiana Araújo. As relações entre depressão materna e relatos maternos acerca do envolvimento paterno: um estudo longitudinal. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.3, pp. 911-925. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.3-08.

Este estudo longitudinal avaliou as relações entre indicadores de depressão da mãe e sua percepção acerca do envolvimento paterno. Participaram 19 mães de meninos, recrutadas em maternidades públicas da cidade de Salvador. A depressão materna foi avaliada no primeiro e no 18º mês da criança (Inventário de Depressão de Beck - BDI) e no 30º mês foi realizada uma entrevista estruturada sobre a percepção da mãe acerca do envolvimento paterno. Os escores de depressão materna no primeiro mês de vida do bebê estiveram positivamente correlacionados à percepção da mãe acerca da disponibilidade paterna aos 30 meses, particularmente, em relação aos cuidados de rotina, lazer e saúde da criança. Discute-se o impacto da depressão pós-parto sobre esta dimensão específica do envolvimento paterno, enfatizando as mudanças que podem ocorrer na dinâmica das interações familiares no período da transição para a parentalidade. Sugere-se a realização de novos estudos sobre depressão materna e envolvimento paterno, tendo como informantes tanto os pais quanto as mães.

Keywords : Depressão materna; envolvimento paterno; infância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License