SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Representações sociais da hipertensão arterialA fotointervenção como instrumento de reflexão sobre a violência de gênero e imigração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ALVARENGA, Patrícia; OLIVEIRA, João Marcos de; GOMES, Quele de Souza  e  FREITAS, Luna Maiana Araújo. As relações entre depressão materna e relatos maternos acerca do envolvimento paterno: um estudo longitudinal. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.3, pp. 911-925. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.3-08.

Este estudo longitudinal avaliou as relações entre indicadores de depressão da mãe e sua percepção acerca do envolvimento paterno. Participaram 19 mães de meninos, recrutadas em maternidades públicas da cidade de Salvador. A depressão materna foi avaliada no primeiro e no 18º mês da criança (Inventário de Depressão de Beck - BDI) e no 30º mês foi realizada uma entrevista estruturada sobre a percepção da mãe acerca do envolvimento paterno. Os escores de depressão materna no primeiro mês de vida do bebê estiveram positivamente correlacionados à percepção da mãe acerca da disponibilidade paterna aos 30 meses, particularmente, em relação aos cuidados de rotina, lazer e saúde da criança. Discute-se o impacto da depressão pós-parto sobre esta dimensão específica do envolvimento paterno, enfatizando as mudanças que podem ocorrer na dinâmica das interações familiares no período da transição para a parentalidade. Sugere-se a realização de novos estudos sobre depressão materna e envolvimento paterno, tendo como informantes tanto os pais quanto as mães.

Palavras-chave : Depressão materna; envolvimento paterno; infância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License