SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3The relations between maternal depression and maternal reports about father involvement: a longitudinal studyBehavior analysis and health: survey and analysis of articles in open access databases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

ALENCAR-RODRIGUES, Roberta de  and  LEONOR. A fotointervenção como instrumento de reflexão sobre a violência de gênero e imigração. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.3, pp. 927-945. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.3-09.

Este artigo aborda a técnica da fotointervenção como ferramenta de análise. A definição e os procedimentos deste instrumento são apresentados e posteriormente os resultados da experiência de aplicação desta técnica com uma mulher imigrante. O objetivo da experiência foi facilitar que ela refletisse sobre a sua experiência migratória e a sua situação de violência de gênero no relacionamento com seu parceiro a partir das seguintes questões: o que significa ser mulher imigrante, o que significa a violência, e o que significa sair da relação abusiva. Os resultados indicam que o uso da fotointervenção como instrumento de reflexão facilitou com que a participante construisse significados sobre a sua história como mulher imigrante que sofreu violência de gênero no relacionamento íntimo. A oportunidade de resgatar a sua história, através das fotos e do seu relato, facilita com que ela perceba suas estratégias de enfrentamento diante de condições de adversidade, as quais foi exposta. Isso favorece que ela se reconheça não como vítima, mas como resistente e resiliente a situações de domínio e opressão.

Keywords : Fotointervenção; imigrante; violência de gênero no casal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License