SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3The photo intervention as an instrument of reflection of gender violence and immigrationAdolescents treated in CPACA: reach and limitations of this service for the mental health of children and adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

CALHEIROS, Taís da Costa; AMARAL, Mariana; GON, Márcia Cristina Caserta  and  COSTA JUNIOR, Áderson Luiz. Análise do comportamento e saúde: levantamento e análise de artigos em bases de acesso livre. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.3, pp. 947-961. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.3-10Pt.

Diante das críticas à falta de sistematização da prática psicológica na área da saúde, objetivou-se apresentar uma revisão sistemática em bases de dados on-line de acesso livre e analisar artigos científicos analítico-comportamentais, publicados entre 2005 e 2014, na área da Psicologia da Saúde. Foram feitos dois procedimentos na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) - Psicologia Brasil, especificamente no Index Psi Periódicos Técnico-Científicos, na Scientific Electronic Library On-line e na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Na Coleta 1, foi utilizada a estratégia de busca "análise do comportamento" AND saúde OR "medicina do comportamento" OR "psicologia médica", cujos termos deveriam constar como "palavras" ou "em todos os índices". Na Coleta 2, utilizou-se "psicologia" AND outros termos referentes a 45 especialidades da Medicina, presentes no "resumo". A Ficha Cadastral dos Artigos Científicos orientou a análise quanti-qualitativa em função de sete itens: referência, ano de publicação, tipo de estudo, objetivos, participantes, procedimentos e conclusões. Os resultados sugeriram a aplicabilidade da Análise do Comportamento à área da saúde, ainda que o número de artigos recuperados tenha sido restrito devido a entraves conceituais e metodológicos. Verificou-se a necessidade de aproximação dos critérios de análise desses materiais pelos profissionais da Ciência da Informação e da Análise do Comportamento.

Keywords : Psicologia da Saúde; Medicina do Comportamento; Literatura de Revisão.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License