SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Adolescentes inserta en un CAPSI: alcances y límites de este dispositivo en mentales salud infantil y juvenilAnálisis de las recomendaciones de manuales de lactancia infantil: posibilidades y desafios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

MIKAEL-SILVA, Thiago  y  MARTINS, Alberto Mesaque. A legalização do abortamento no discurso do jornal Folha de São Paulo (2011-2014). Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.3, pp. 991-1007. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.3-12Pt.

O estudo teve como objetivo analisar os discursos sobre a legalização e descriminalização do abortamento veiculados pela mídia impressa brasileira. Com base na perspectiva francesa da Análise do discurso, foram analisadas matérias publicadas entre o período de 2011 a Agosto de 2014 pelo Jornal Folha de São Paulo. Os resultados sugerem que a expressão da aparição da legalização do aborto nos discursos veiculados nas matérias do corpus construído possui possível relação com nuances dos contextos em voga. O ano de 2011, que sucedia a campanha eleitoral para a presidência, contou com tentativas de silenciamento do tema; já o ano de 2012 foi marcado pela liberação do aborto nos casos de anencefalia, contribuindo para o deslocamento do tema para a ótica da Saúde Pública que foi fortalecida no ano de 2013 com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM). O primeiro semestre de 2014 caracterizou-se pela esquiva dos principais candidatos nas eleições presidenciais. Foram identificados discursos religiosos, sanitários, feministas, midiáticos e eleitoreiros. Buscou-se contribuir para a discussão sobre a legalização do aborto no Brasil, sendo necessário refletir sobre o veículo midiático e sua capacidade de legitimação de uma prática que causa controvérsia, mas tem aceitação quando ocorre de modo silencioso e invisível.

Palabras clave : Aborto; Análise do Discurso; meios de comunicação de massa; Saúde Pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License