SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3A legalização do abortamento no discurso do jornal Folha de São Paulo (2011-2014)Famílias constituídas por lésbicas, gays e bissexuais: revisão sistemática de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

PEREIRA, Veronica Aparecida et al. Análise das recomendações de manuais de aleitamento infantil: possibilidades e desafios. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.3, pp. 1027-1038. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.3-13Pt.

Apesar do incentivo da Organização Mundial da Saúde para garantir a amamentação, há contraindicações que podem torná-la temporária ou inviável. Considerando-se os esforços dos órgãos públicos brasileiros para atendimento desta meta, buscou-se no presente artigo: (a) analisar em documentos oficiais do Ministério da Saúde e secretarias estaduais do Brasil, informações importantes sobre o aleitamento natural e artificial; (b) identificar em que medida os documentos disponíveis apresentam informações a mães que amamentam e mães que oferecem aleitamento artificial. Selecionou-se onze manuais nacionais e oito estaduais, publicados de 2007 a 2013, a partir dos endereços eletrônicos das secretarias de saúde, nacionais e estaduais do Brasil. A maioria dos estados referendou os documentos já disponíveis no Ministério da Saúde. Em todos houve grande enfoque quanto aos benefícios da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida. Outras informações atenderam também ao critério de alimentação complementar, atendimento à nutriz por profissionais da saúde, divulgação de programas em prol da amamentação, direitos das mães e características culturais e étnicas. As informações sobre aleitamento artificiais limitam-se ao relato de contraindicações para o mesmo.

Palavras-chave : Contraindicações da amamentação; amamentação; aleitamento artificial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License