SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Análise das recomendações de manuais de aleitamento infantil: possibilidades e desafiosValores e confiança organizacionais: fatores determinantes nos comportamentos de civismo organizacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LIRA, Aline Nogueira de  e  MORAIS, Normanda Araujo de. Famílias constituídas por lésbicas, gays e bissexuais: revisão sistemática de literatura. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.3, pp. 1051-1067. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.3-14Pt.

Buscou-se caracterizar a produção científica acerca das famílias constituídas por lésbicas, gays e bissexuais, a partir de uma revisão sistemática da literatura nacional e internacional, entre o período de 2009 a 2013. A busca foi feita nas bases Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Index Psi, PsycINFO e PUBMED, sendo identificados e analisados 145 artigos após a consideração dos critérios de inclusão e exclusão. Prevaleceram os estudos internacionais, empíricos, transversais, quantitativos e com ênfase na parentalidade lésbica. A análise de conteúdo dos artigos gerou a elaboração de duas categorias e suas sub-categorias, quais sejam: (a) Parentalidade (expectativas, percepções e transição para a parentalidade; estratégias de acesso à parentalidade; dinâmica e funcionamentos das relações pais/mães e filhos; homofobia e; discussões teóricas e metodológicas sobre a parentalidade); e (b) Conjugalidade (legalização do casamento; dinâmica conjugal; rede de apoio; e homofobia). Esta revisão ofereceu um panorama atual e abrangente dos estudos, sintetizando-o, lançando um olhar crítico a esse cenário multifaceado, além de indicar possibilidades para futuras investigações.

Palavras-chave : Família; parentalidade; conjugalidade; homossexualidade; mesmo sexo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License