SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Famílias constituídas por lésbicas, gays e bissexuais: revisão sistemática de literaturaIndividuação e coping em adolescentes de famílias tradicionais e divorciadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

DIAS, Fabiana Rocha  e  OLIVEIRA, Áurea de Fátima. Valores e confiança organizacionais: fatores determinantes nos comportamentos de civismo organizacional. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.3, pp. 1087-1100. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.3-15Pt.

Este estudo teve como objetivo verificar o impacto de valores e confiança organizacionais sobre comportamentos de civismo. Participaram do estudo 206 trabalhadores, de diversas organizações, que responderam a instrumentos fidedignos e válidos referentes a cada construto: Inventário de Perfis de Valores Organizacionais, Inventário de Confiança do Empregado na Organização e Escala de Civismo nas Organizações. Os coeficientes de confiabilidade das escalas para a amostra do estudo foram superiores a 0,70, permitindo a inclusão de todas as variáveis nas análises de regressão múltipla padrão. As variáveis dependentes foram os fatores de civismo organizacional enquanto as independentes foram os valores organizacionais e os fatores de confiança. Os resultados mostraram que confiança na ética e na competência organizacional e os valores organizacionais conformidade, autonomia e coletividade foram preditores das dimensões de civismo organizacional. A conclusão do estudo indica a importância dessas variáveis na emissão de comportamentos de civismo organizacional, sugerindo, ainda, a realização de estudos abrangendo outras amostras bem como a inclusão de novas variáveis em modelos de investigação futuros.

Palavras-chave : Civismo organizacional; valores organizacionais; confiança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License