SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Organizational values and trust: determining factors in organizational civism behaviorsSocial skills and sociodemographic variables in school age children: a descriptive study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

MOTA, Catarina Pinheiro. Individuação e coping em adolescentes de famílias tradicionais e divorciadas. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.3, pp. 1115-1128. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.3-16.

O divórcio é marcado por mudanças e a necessidade de reorganização familiar. A literatura tem abordado as implicações deste processo no desenvolvimento dos adolescentes, nomeadamente a existência de aspetos como a qualidade da vinculação aos pais que potenciam o desenvolvimento de coping e protegem face a fatores de risco. O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de individuação face às figuras parentais, bem como o seu papel no desenvolvimento de estratégias de coping em adolescentes de diferentes configurações familiares (tradicionais e divorciadas). A amostra foi composta por 399 participantes, com idades entre 15 e 18 anos, de ambos os gêneros, e provenientes de famílias tradicionais e divorciadas/separadas. Os resultados obtidos demonstraram associações entre a individuação parental e o coping. Verificou-se ainda que a configuração familiar não apresenta um efeito moderador na associação entre a individuação parental e o coping, sendo que o divórcio parece não se constituir per si um fator que influencia necessariamente de forma negativa o desenvolvimento do coping em adolescentes, destacando-se a importância da individuação parental neste processo.

Keywords : Individuação; coping; adolescência; configuração familiar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License