SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Individuation and coping in adolescentsfrom traditional and divorced familiesThe basic cognitive schemes: theorical perspectives and empirical research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

GROL, Letícia dos Santos Van  and  ANDRETTA, Ilana. Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em crianças com idade escolar: um estudo descritivo. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.3, pp. 1129-1138. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.3-17.

A infância é um período importante para a aquisição e desenvolvimento de habilidades sociais e, os prejuízos nesta área estão relacionados também a dificuldades de relacionamentos interpessoais. Este estudo teve como objetivo identificar quais as habilidades sociais presentes em crianças inseridas no contexto escolar e mensurar a relação com variáveis sociodemográficas. Para avaliar habilidades sociais, utilizou-se o Inventário Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças - IMHSC-Del Prette (2005) além de um questionário para avaliação de dados sociodemográficos. Participaram deste estudo 100 crianças com idades entre 07 e 14 anos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de um município do interior do Rio Grande do Sul. Os resultados evidenciaram diferença significativa entre os sexos na média geral dos itens avaliados. Os resultados indicam uma trajetória de expansão das habilidades sociais, visto que os participantes com 10 anos ou mais demonstraram ser mais habilidosos socialmente que os participantes de 7 anos. Sendo assim, os resultados obtidos com esse trabalho ressaltam a importância das habilidades sociais na infância, pois o desenvolvimento das mesmas pode atuar como fator de proteção ao desenvolvimento psicossocial das crianças.

Keywords : Habilidades sociais; infância; prevenção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License