SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em crianças com idade escolar: um estudo descritivoO processo psicoterapêutico de uma criança: análise baseada no Child Psychotherapy Q-Set índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

WOLTER, Rafael Pecly; WACHELKE, João  e  NAIFF, Denis. A abordagem estrutural das representações sociais e o modelo dos esquemas cognitivos de base: perspectivas teóricas e utilização empírica. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.3, pp. 1139-1152. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.3-18.

A abordagem estrutural das representações sociais é amplamente utilizada em pesquisas brasileiras, no entanto, existe o uso quase exclusivo da análise prototípica (ou análise das evocações livres). O modelo dos esquemas cognitivos de base, elaborado por Rouquette e Guimelli estuda, dentro da abordagem estrutural, as relações que ocorrem no pensamento social. Mais precisamente, este modelo estuda as relações entre os diferentes cognemas ativados por um objeto de representação. As relações são formalizadas por 28 conectores reagrupados em três famílias ou meta-esquemas; avaliação, descrição e prática. O modelo prevê a utilização de três índices, ou valências, para descrever o grau de ativação de cada meta-esquema na população estudada o que nos permite diagnosticar a forma de pensamento acerca do objeto. Mais precisamente as valências indicam as dimensões representacionais ativadas pelo o objeto na população. Estas dimensões podem ser descritivas, ligadas ao julgamento e avaliação ou relacionadas com as práticas do grupo em questão.

Palavras-chave : Esquemas cognitivos de base; representações sociais; abordagem estrutural; núcleo central.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License