SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3The basic cognitive schemes: theorical perspectives and empirical researchCross-cultural adaptation and psychometric properties of the portuguese version of the Aspiration Index (AI) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

CARVALHO, Cibele; GODINHO, Lucia Rech  and  RAMIRES, Vera Regina Röhnelt. O processo psicoterapêutico de uma criança: análise baseada no Child Psychotherapy Q-Set. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.3, pp. 1153-1167. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.3-19.

Este estudo teve como foco a análise do primeiro ano do processo psicoterapêutico de uma criança, com base no Child Psychotherapy Q-set (CPQ). O estudo teve delineamento descritivo, longitudinal, adotando-se o procedimento de estudo de caso sistemático. Participaram um menino de sete anos de idade e sua terapeuta. O CPQ foi aplicado em duas sessões do início do tratamento, duas sessões após três meses, duas sessões após seis meses, duas sessões após nove meses e duas sessões após um ano, para identificar as características do processo psicoterapêutico, ao longo do tempo. Os resultados obtidos revelaram as características dessa psicoterapia, como ela se modificou ao longo do tempo e como essas modificações podem ser indicativas de evolução do processo terapêutico. As atitudes da terapeuta envolveram, inicialmente, um trabalho interpretativo e, posteriormente mais reflexivo e de apoio. A criança, inicialmente, mostrou-se resistente e com poucos recursos internos, mas, ao longo do tratamento, revelou maior abertura para o trabalho terapêutico, abordando conteúdos significativos em relação à sua problemática. Algumas características da interação terapeuta-paciente foram se tornando mais salientes ao longo do tempo.

Keywords : Psicoterapia; crianças; pesquisa de processo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License